Liderança

Rafael Dumas: “Será uma temporada de muita responsabilidade”

Primeiro reforço Xavante para 2023 conversa com o Diário Popular sobre o seu retorno depois de quatro temporadas

(Foto: Jonathan Silva - GEB) -

O zagueiro Rafael Dumas foi o primeiro reforço anunciado pelo Brasil para a temporada 2023. O jogador atuou pelo clube em 2018, com o técnico Rogério Zimmermann e agora retorna para ajudar a recolocar o clube na Série C do Campeonato Brasileiro, além das disputas do Gauchão e da Copa do Brasil. Dumas conversou com o Diário Popular sobre sua volta ao Brasil. O zagueiro falou sobre seu atual momento na carreira, como vinha jogando, a sua expectativa para 2023 e até mesmo sobre a possível implementação do gramado sintético no estádio Bento Freitas. Confira:


Diário Popular: Como tu avalia a tua temporada em 2022?

Rafael Dumas: Foi uma temporada que individualmente comecei muito bem, pois joguei praticamente todos jogos do Gauchão pelo Caxias, ficando de fora apenas de um jogo por suspensão. Durante a temporada não tive problemas com lesões, e no final infelizmente não conseguimos o acesso à série C que era o principal objetivo do clube que eu estava.

 

DP: Na tua opinião qual a diferença do Rafael Dumas da primeira passagem para o Dumas que chega no clube para a temporada 2023?

RD: Na primeira passagem foi uma oportunidade de eu ter uma sequência de jogos na série B, que me agregou muito aprendizado, e alcançamos na época o objetivo do clube que era a permanência na série B. Hoje volto com mais experiência e bagagem, sabendo do objetivo do clube que é o acesso à série C, e podendo agregar ainda mais na liderança dentro de campo.

 

DP: O Brasil pretende colocar gramado sintético no Bento Freitas. Tu já atuou em gramados desta forma? Para zagueiro é bom ou ruim? Qual tua opinião?

RD: Sim, já atuei em gramados desta forma. É uma questão de adaptação, principalmente nos minutos iniciais. Pode nos ajudar muito no dia a dia, pois o desgaste do campo é menor do que de uma grama normal, é uma força maior por estar treinando todos os dias, será um diferencial para nós.

 

DP: Como será voltar a jogar para torcida do Brasil em uma temporada tão importante depois de dois rebaixamentos?

RD: Será uma temporada de muita responsabilidade e comprometimento, sabendo da grandeza do clube e principalmente da força que tem sua fanática torcida.

 

DP: Como surgiu a possibilidade de voltar para o Brasil e como será trabalhar novamente com Rogério Zimmermann?

RD: Com a chegada do Rogério, começou a se tornar possível esse retorno ao Brasil, pois já venho trabalhando com ele há dois anos.
Será uma grande satisfação, por já conhecê-lo e gostar da forma que ele conduz o trabalho.

 

DP: Como tu enxerga o momento do Brasil depois de passar por tanta coisa desde a tua saída?

RD: Acompanhei de longe e vi que o clube passou por muitas dificuldades, principalmente nos anos anteriores com dois rebaixamentos seguidos. Agora o momento é de reconstrução, e recuperar a credibilidade do Brasil no cenário nacional. Que só será possível com a união de todos, staff, elenco e torcida.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como chegam os africanos para a Copa do Catar? Anterior

Como chegam os africanos para a Copa do Catar?

De virada, Inter bate o Ceará por 2 a 1 no Beira-Rio Próximo

De virada, Inter bate o Ceará por 2 a 1 no Beira-Rio

Deixe seu comentário